Blog-HU-MA-2_1º-ano
  • Fique por dentro

O pianista

2º ano Ensino Médio – Grupo 5

Confira a análise do grupo sobre o filme.

Análise crítica O filme “O pianista”, conta um terrível momento da vida do pianista Wladyslaw Szpilman. Ele morava em Varsóvia na Alemanha nazista, junto com seu pai Samuel Szpilman, sua mãe Edwarda Szpilman, seu irmão Henryk Szpilman e suas duas irmãs Halina e Regina Szpilman. Varsóvia foi forçada a se render às forças militares alemãs superiores em 1939. Wladyslaw Szpilman estava tocando um concerto na estação de rádio quando as tropas invasoras entraram na cidade. Durante os anos seguintes (1940 – 1945), Szpilman sofreu com a escassez de alimentos, o confinamento forçado de judeus a um gueto encurralado, as deportações em larga escala, incluindo toda a sua família, que morreu nas câmaras de gás, que ocorreu como um disparo aleatório de civis pela população judaica.

No fim deste período tão abominoso para Szpilman, ainda havia o medo de ser descoberto em seus esconderijos, e a destruição maciça de edifícios quando as tropas alemãs abandonaram a cidade para os soviéticos. Neste curto tempo antes de não precisar mais se esconder de Hitler, Szpilman contou com a ajuda do militar Wilhelm Hosenfeld, que servia em Varsóvia desde 1940, e ajudou em 1944-45 o pianista a sobreviver, fornecendo-lhe um esconderijo seguro e alimentos. Hosenfeld morreu em um campo de concentração com militares em 1951. O sofrimento dos judeus no gueto de Varsóvia foi algo também vivido em outras cidades na Alemanha.

A matança casual e tortura de civis pela Gestapo levanta uma questão que já foi feita muitas vezes: como uma pessoa pode tratar outro ser humano com tanto desrespeito à sua humanidade!? Szpilman fornece alívio para a tragédia real, no filme a ajuda prestada por amigos poloneses e até por um oficial do exército alemão, que arriscou suas vidas para que um remanescente de judeus pudesse sobreviver ao Holocausto, tornam-se suficientes para expressar que força e vontade valem e que ainda que houvesse um exército de um regime totalitário “hitlerista”, tinha a existência de soldados com sentimentos e conduta interna certa.

A prova disso é o militar que não só deixou Szpilman viver mas também o salvou da fome apenas por ter ouvido o pianista tocar piano. Sociologicamente falando, o indivíduo (militar) saiu do contexto que estava empregado, e de certa forma abandonou o coletivo que também estava naquele contexto histórico (nazismo) a partir deste momento. A perseguição dos nazistas aos judeus, promovendo vários assassinatos e pânico sobre essa população que era um dos alvos para o estabelecimento da “raça pura”.

O conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos sociológicos. O uso por parte do senso comum dessa forma de categorização perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com características biológicas. Desde então, vários trabalhos derivados da ideia de raças diferentes entre a espécie humana foram concebidos, de modo que, enquanto alguns autores distinguem quatro ou cinco raças, outros chegam a especificar mais de 20. O que mais tem nesse filme são cenas marcantes. O momento da família Szpilman juntando dinheiro para comprarem uma bala de caramelo para dividirem entre si, além de ser triste por mostrar que os judeus não tinham mais força alguma no espaço alemão, demonstra um momento deplorável que ainda seria pior. Após isso, a família é levada para uma câmara de gás, e o pianista escapa com a ajuda de um soldado judeu. Outra cena bela, é a de Szpilman escondido em um apartamento que tinha um piano. Ao o ver, desperta no coração do pianista a vontade de tocar mesmo não podendo por conta do barulho que não podia fazer. Ainda sim, ele finge tocar, ouvindo em sua cabeça, uma linda canção que nos desperta emoção

Ficha técnica • Nome: O Pianista • Nome original: The Pianist • Cor de filmagem: Colorida • Origem: EUA • Ano de produção: 2002 • Gênero: Drama • Duração: 149 min • Classificação: 12 anos • Direção: Roman Polanski • Elenco: Thomas Kretschmann, Adrien Brody, Emilia Fox, Michael Zebrowksi, Ed Stoppard, Maureen Lipman, Frank Finlay, Jessica Kate Meyer, Julia Rayner, Ruth Platt

Link do trailer https://youtu.be/NHBREW1YoyU

Compartilhe com seus amigos

Assine nossa Newsletter

Fechar Menu