DICA DE LEITURA TEEN
  • Fique por dentro

Leitura além da língua

            Em geral, quando lemos um texto, duas situações podem acontecer: não entendemos o que ele “quis dizer” ou entendemos – e neste caso, costumamos creditar o entendimento ao nosso conhecimento do idioma. Para ler adequadamente um texto, é preciso mais do que apenas saber português (ou inglês, ou alemão, ou francês). Significa dizer que o texto é composto de muitos ingredientes que constituem os sentidos que ele “suporta”: além da língua, modos de circulação, suporte material, configuração cultural, autores, leitores.

            Tais ingredientes não são acessórios ou secundários, mas centrais para a compreensão do que lemos no nosso dia a dia. Há, enfim, um quadro interativo que levamos em conta – o que, na verdade, já fazemos de maneira inconsciente – no momento da leitura.

            As diversas teorias do texto e do discurso propõem conceitos que nos ajudam a lidar com esse quadro interativo. Conceitos como a intertextualidade e dialogismo são centrais nesta abordagem que privilegia o caráter predominantemente aberto dos textos.

            Para exercitarmos nossa capacidade de leitura, logo abaixo você vai ver uma lista com livros bem legais. Aproveite e comente se você já leu algum desta lista e o que achou da obra! Comente! Participe!

1 – Desventuras em Série – Mau começo (Volume 1 ) – (Lemony Snicket)

2 – Dezesseis Luas – (Margaret Stohl)

3 – A Maldição do Tigre – 1° volume da série (Colleen Houck)

4 – Charles Perrault. Contos de Fadas. Edição Bolso de Luxo. Adaptação Ana Maria Machado.

5 – Coleção Vagalume. Vários títulos

Compartilhe com seus amigos

Assine nossa Newsletter

Fechar Menu