leisy-vidal-455311-unsplash

Carisma e Missão Cristã

rx online

Marista de Champagnat

É difícil falar do colégio Marista Uberlândia sem começarmos por São Marcelino Champagnat. Por influência de sua mãe e sua tia, Marcelino logo ingressou na vida religiosa. Assim que recebeu a ordem, foi enviado a uma pequena cidade do interior da França. Ali começou seus trabalhos de evangelizar e educar crianças e jovens e em 2 de janeiro de 1817 Champagnat fundou então, o Instituto Irmãos Marista.

Educador nato, sua filosofia seguia os ensinamentos de Jesus Cristo e da Virgem Maria, a quem chamava de “Recurso Habitual”. Mesmo sem o apoio do Clero em geral, que não compreendeu seu projeto, contando apenas com a ajuda dos camponeses que viam seus esforços para promover o bem comum e principalmente da juventude, Marcelino Champagnat ampliou sua obra. Em meados do século XIX mais de 2000 alunos já tinham a oportunidade de buscar o conhecimento por intermédio dos Irmãos Marista. Trabalho que levou até o fim de sua vida quando em 6 de junho de 1840, já muito doente e cansado pelas constantes visitas a cada uma das escolas, Marcelino Champagnat veio falecer.

Ainda hoje seu legado permanece. A fé, a busca da vontade de Deus e a perseverança em seu projeto de proporcionar uma vida melhor às crianças e jovens por meio da educação, serviram de inspiração para essa grande obra que é o Marista.

 

Marista no Mundo

Fundado na França, em 1817, por São Marcelino Champagnat (1789-1840) Instituto Marista se espalhou pelo mundo. Hoje são mais de 76 mil irmãos, leigos, leigas e colaboradores, e mais de 654 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados em 79 países.

América: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela.

Europa: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suíça

África: Africa do Sul, Angola, Argélia, Camarões, Chade, Congo-Kinshasa, Costa do Marfim, Gana, Guiné Equatorial, Libéria, Madagascar, Malávi, Moçambique, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, Ruanda, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue.

Ásia: Bangaladesh, Camboja, Cingapura, Coreia do Sul, Filipinas, Ìndia, Japão, Líbano, Malásia, Paquistão, Síria, Sri Lanka, Tailândia e Timor Leste.

Oceania: Austrália, Fiji, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Papua-Nova, Guiné, Quiribáti, Samoa, Vanuatu.

 

Marista Brasil

A história do Marista no Brasil começa com a chegada dos primeiros Irmãos Maristas em 1897. A ideia de concretizar o projeto de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos, por meio da educação integral, da pedagogia da presença, do espírito de família e do amor ao trabalho se consolidou. Hoje, o país abriga 40% das ações mundiais do Instituto que está presente em 23 estados e no Distrito Federal. São 98 cidades brasileiras, cerca de 31 mil Irmãos, Leigos, Leigas e colaboradores. Mais de 1,3 milhão de crianças, adolescentes e jovens beneficiados em unidades sociais, educacionais, hospitais e clínicas.

Em 2005 foi criada a UM BRASIL (União Marista do Brasil). Uma associação que reúne as três Províncias, um Distrito, além das mantenedoras. Juntos representam 159 unidades e outros negócios complementares que englobam educação básica, universidades, hospitais, editoras e veículos de comunicação.

Inspirada por princípios cristãos articula a presença e a ação Marista no Brasil. Por meio da UMBRASIL é possível estar atentos às políticas públicas, monitorando-as por meio de representantes em conselhos e fóruns nas áreas do direito da criança e do adolescente, educação, assistência social, juventude e economia solidária na busca por transformações significavas e duradouras para a sociedade em geral.

Assine nossa Newsletter